quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Hip Hop Old School

Eaê galera! A paz do Senhor!

Hoje estou postando um texto falando um pouco da  Hip Hop Old School (Velha Escola do Hip Hop). Texto do site Cultura Hip Hop. Confiram:

--

Old School - Velha Escola
Os mestres do Mix
Nesse cenário cresceram os primeiros mestres do Hip Hop. Grandmaster Flash, Afrika Bambaataa, Grand Wizard Theodore, Grandmaster Caz e Jazzy Jay introduziram o gênero, ao inventarem técnicas como o back-to-back e o scratch. Com isso, tiveram o espaço de transferir para o vinil toda a efervescência dessa cultura de bairro em sua forma original. Ao contrário de Kool Herc, que nunca gravou um play, mais é por toda parte conhecido e respeitado como o "pai" da cultura Hip Hop, ele contribuiu e muito para o nascimento, crescimento e desenvolvimento da cultura Hip Hop.
Apesar de um bando de leigos ainda questionarem a musicalidade do Hip Hop, na metade dos anos 80 os DJs já gozavam de certo status, reconhecido por mestres do Jazz como Herbie Hancock. Que contou com a participação do Grandmixer DST nas gravações e na turnê do álbum "ROCKIT". A consideração também era evidente nas capas de discos, aonde os nomes dos DJs vinham antes dos MCs (Grandmaster Flash & Furious Five, Jazzy Jeff & Fresh Prince, Eric B & Rakim e Afrika Bambaataa & Soul Sonic Force).

Por outro lado, a primeira geração do Hip Hop a estourar de forma massiva foi a banca da Def Jam, com Run DMC e Beastie Boys, grupos que contavam com DJs excelentes. Mas onde os MCs apareciam em primeiro plano. E por outro lado ainda, o conceito de grupo se solidificou graças a nomes como Public Enemy (os Scratchs de Terminator X eram tão importantes para instaurar o Caos, quanto às rimas de Chuck D e Flavor Flav) e Boogie Down Productions (Scott La Rock era o parceiro mais forte de KRS-One).

--

Confiram o dicionário de Hip Hop Old School:
(confiram o canal COSMOSUKR)

House Old School Dictionary


House Old School Dictionary 2

--

Não perca o próximo post: Hip Hop New School (A Nova Escola do Hip Hop).

Grande abraço!

Pedro Rois

Nenhum comentário:

Postar um comentário