domingo, 9 de dezembro de 2012

Tempo de Esperança

Então brotará um rebento do toco de Jessé, e das suas raízes um renovo frutificará.

E repousará sobre ele o Espírito do Senhor, o espírito de sabedoria e de entendimento, o espírito de conselho e de fortaleza, o espírito de conhecimento e de temor do Senhor.

E deleitar-se-á no temor do Senhor; e não julgará segundo a vista dos seus olhos, nem decidirá segundo o ouvir dos seus ouvidos;

mas julgará com justiça os pobres, e decidirá com eqüidade em defesa dos mansos da terra; e ferirá a terra com a vara de sua boca, e com o sopro dos seus lábios matará o ímpio.

A justiça será o cinto dos seus lombos, e a fidelidade o cinto dos seus rins.
Isaías 11:1-5


"Então brotará um rebento do toco de Jessé, e das suas raízes um renovo frutificará. E repousará sobre ele o Espírito do Senhor, o espírito de sabedoria e de entendimento, o espírito de conselho e de fortaleza, o espírito de conhecimento e de temor do Senhor. E deleitar-se-á no temor do Senhor; e não julgará segundo a vista dos seus olhos, nem decidirá segundo o ouvir dos seus ouvidos; mas julgará com justiça os pobres, e decidirá com eqüidade em defesa dos mansos da terra; e ferirá a terra com a vara de sua boca, e com o sopro dos seus lábios matará o ímpio. A justiça será o cinto dos seus lombos, e a fidelidade o cinto dos seus rins". (Isaías 11:1-5)


A grande mensagem do Antigo Testamento é o anúncio profético de um advento pelo qual o povo de Deus deveria aguardar com zelo, mantendo em sua mente e coração a esperança de sua chegada.

O grande advento da história da humanidade é o nascimento de um menino, de maneira bem humilde, numa pequena cidade chamada Belém, o qual recebeu o nome de Jesus. Neste advento, o verbo transformou-se em carne, a esperança traduziu-se em certeza, a profecia consubstanciou-se em realidade e a aliança de Deus com o seu povo Israel foi plenamente cumprida.  Eis que da linhagem de Jessé nasceu um rebento, aquele acerca do qual os profetas  jamais cansaram de profetizar, nasceu o Salvador!

Nesse tempo pós-profético do grande advento, o desafio é permitir primeiramente que o verbo que se fez carne nasça diariamente em nossos corações e dirija as nossas vidas. Mas isto é pouco, muito pouco. Como verdadeiros profetas desse tempo, temos que fazer com que a boa-nova de que Deus está conosco seja anunciada aos que ainda não a conhecem.

A época em que celebramos o grande advento, com toda a beleza e poesia que lhe são inerentes, é uma oportunidade valiosa para proclamarmos que Jesus é Deus conosco e que ainda nasce nos corações humildes daqueles dispostos a aceita-lo como salvador.

Festejar o natal deve ser muito mais do que comemorar o nascimento do menino Jesus.  Festejar o natal deve ser também celebrar e anunciar a salvação, pois Deus assumiu inteiramente a nossa humanidade para nos resgatar do império das trevas e nos transportar para o reino do filho do seu amor, firmado em justiça e equidade, no qual só podem entrar aqueles que foram por Ele salvos.

“E o anjo lhes disse: Não temais, porque eis aqui vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo: Pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor.” (Lucas 2:10-11).

Que Deus nos abençoe!

Pr. Giovanni Henrique da Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário