sexta-feira, 29 de março de 2013

Páscoa: Os Julgamentos de Jesus – Parte I

A Sexta-feira Santa é um feriado móvel que serve de referência para outras datas. É calculado como sendo a primeira sexta-feira após a primeira lua cheia após o equinócio de outono no hemisfério sul ou o equinócio de primavera no hemisfério norte, podendo ocorrer entre 20 de Março e 23 de Abril. É a data em que nós, cristãos, lembramos do julgamento, paixão, crucificação, morte e ressurreição de Jesus Cristo.

“Eis que é chegada a Hora e o Filho do Homem está sendo entregue nas mãos dos pecadores. Levantai-vos, vamo-nos. Eis que é chegado aquele que me trai.” (Mc 14.41-42)

Inicia-se então o processo do sofrimento de Cristo até sua morte. Nesse processo, Jesus passa por uma série de julgamentos: religioso, sacerdotal, penal, político, romano e popular.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhwMlcAX7SNc11Wp_LQBL6XKUTMz7g_kvGnSIAhRPmxduX2BnGyX0-0jjBivtk_zK5Jmo_rMjI9NB92t64gOKA8S_0024Vl3jEUc2BP2qAM8ERUZHhhspo8mu6AuSRJjM6jKDZRfyXVvexh/s320/JESUS-~2.JPG

O Primeiro Julgamento: Religioso

Jesus é levado a Anás, sogro do sumo sacerdote, e logo após é levado dali e interrogado acerca dos discípulos e da sua doutrina pelo sumo sacerdote Caifás, cujo nome significa: baixeza, humilhação. Estava o Filho de Deus diante da baixeza e da humilhação no início do interrogatório e da tortura e nada havia em sua doutrina de oculto, pois Jesus pregava abertamente. No contexto desse primeiro julgamento algo bastante importante marcou o coração de um homem, o olhar de Jesus.

Após Pedro já ter negado duas vezes que tinha parte com Jesus, alguns dos que ali estavam afirmaram: “Certamente tu também és um deles, pois a tua fala te denun¬cia, porque és também galileu. Então ele começou a praguejar e a jurar, dizendo: Não conheço esse homem.” (Mc 14.70-71) “E, virando-se o Senhor, olhou para Pedro, e Pedro lembrou-se da palavra do Senhor, como lhe havia dito: Antes que o galo cante hoje, me negarás três vezes. E, saindo Pedro para fora, chorou amargamente.” (Lucas 22:61-62) Não creio que o olhar de Jesus transmitia ira ou juízo. O que foi esse olhar? O que Pedro viu nos olhos de Jesus? O olhar significou: "Eu lhe disse isso"? O Senhor não se regozijaria com o fracasso de Pedro. O olhar de Jesus transmitia amor: “Pedro, eu já sabia, mas eu te amo e estou aqui por você.” Quando pecamos sofremos as conseqüências do nosso pecado, mas temos um advogado junto ao Pai, que olha para nós com seu olhar de amor e paz e intercede por nós.

Pedro devia ter cantando a canção:

Teus Olhos-Marcos Witt

Teus olhos revelam que eu
Nada posso esconder
Que não sou nada sem Ti
Oh fiel Senhor
Tudo sabes de mim,
Quando olhas meu coração
Tudo Tu podes ver, bem dentro de mim

Leva minha vida a uma só verdade

Pois quando me olhas nada posso ocultar

Sei, que Tua fidelidade

Leva minha vida mais além
Do que eu possa imaginar
Sei que não posso negar
Que os Teus olhos sobre mim
Me enchem de Tua paz
(...)


( Parte II )
--

Texto de:
   Érica Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário