segunda-feira, 6 de maio de 2013

As Habilidades de um Palhaço #11: Acrobacias!

http://www.estadao.com.br/fotos/laminina_reprise.jpgEaê galera! A Paz do Senhor!

Hoje vamos falar sobre apresentações com truques e habilidades acrobaticas. As acrobacias são performances de destreza corporal comuns em circos. Existem números que usam elementos como o trapézio, pêndulos e outros tipos de balanços com alta altitude, e são utilizados para transformar a acrobacia em um número de circo mais emocionante; mas hoje falaremos apenas da acrobacia sem esses elementos.


O site do Corpo Mágico tem o seguinte texto sobre a acrobacia:

Os exercícios de acrobacia são os pioneiros entre as modalidades circenses e não se tem certeza quanto a sua origem. Alguns estudos dão indícios de que essa técnica começou na China, onde foram encontradas pinturas de cinco mil anos atrás, onde estão retratados acrobatas, contorcionistas e equilibristas.

[...]

Este registros marcam o início da acrobacia nos moldes mais parecidos com o que se tem hoje: "Na Idade Média, os saltimbancos e os atores da comédia Del’arte usavam bastante a acrobacia”.


[...]

Fisicamente, a acrobacia é um exercício físico que se aproxima de completude: Trata-se de uma disciplina que lida com saltos, equilíbrios, cama elástica. Por conta disso, trabalha todas as partes do corpo, sendo que, fundamentalmente, é exigido muito do abdome.

No Circo as acrobacias envolvem desde acrobacias individuais como rolamentos, estrelas, paradas de mão e de cabeça, flic flac, mortal; como também acrobacias em dupla como icários, modalidade mão-a-mão, em grupos como as pirâmides, banquine e os dandyz acrobáticos; podem ser realizadas com o auxílio de aparelhos como cama elástica, minitramp, báscula, barra Russa, maca Russa,  realizando saltos e acrobacias no ar; dentre outras variações.


--

Nas apresentações com palhaços, a acrobacia apresenta várias possibilidades, não só de surpreender o público, mas também várias possibilidades cômicas. Um exemplo é o espetáculo "Parô! Palhaçada" dos Os Proficccionais:

Parô! Palhaçada parte3/4.wmv

Por essas possibilidades, há muitos palhaços buscando se aperfeiçoar e aprender essas técnicas acrobáticas, e graças à isso há uma série de cursos que se pode fazer pelo Brasil para desenvolver tais habilidades. Você encontra esses workshops e oficinas principalmente em circos ou eventos promovidos pela prefeitura, orgãos ou ONGs em suas cidades. Por isso, FIQUEM LIGADOS!

Aula de acrobacia - Cia. Argumento

E se você desconhece qualquer oficina que possa estar acontecendo em sua cidade... NÃO TEMA!!! Mais uma vez, o Super-Youtube entra em cena para salvar o dia!! (Tã Tã Tã Taaaammmm...)

O Youtube tem vários vídeos ensinando algumas acrobacias individuais. Separei algumas playlists de tutoriais de acrobacias e alguns canais. Confiram:


http://escolapicadeiro.files.wordpress.com/2010/11/base-volante.jpg
Sobre as acrobacias coletivas, ou de grupo, o blog do Escola Picadeiro ensina:

Acrobacias coletivas: também conhecidas como “pirâmides”, onde cada participante recebe uma função mediante a suas capacidades físicas:
  • Base: Em geral os outros participantes encontram-se sobre este, ou apoiados nele. O base é a pessoa que suporta ou lança.
  • Intermediário: É a pessoa que ajuda a suportar ou a projetar e dependendo do exercício poderá exercer funções tanto de base como de volante. 
  • Volante: É o integrante que será sustentado ou projetado pelos demais participantes e que estará no topo das pirâmides.

E o "Tio Google" também tem umas imagens que mostram algumas acrobacias coletivas. É só procurar.

http://www.notapositiva.com/pt/trbestbs/educfisica/imagens/10_ginastica_acrobatica_16_d.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhF2axdXMUkdxoj3eY2lnMtBq2SU5kqOiFEq4mkBFUmiDi2hlun8C-r396b8699S_pKjSpbTrDxYPbV4atjCLmGtOhl1QLjAZ0J9bDhmI6kMSWlZRbPXEqouVtsnWKD2-pgxVmEApkpevPZ/s1600/cont_entidades_fpg_regulamentos_acrobatica_01.jpg


E para finalizar, um vídeo que tem acrobacias individuais, em duplas e coletiva:

Acrobacia coletiva - Grupo 2

Espero que tenham gostado da postagem de hoje!

Grande Abraço!

Pedro Rois

Nenhum comentário:

Postar um comentário